Ministério da Saúde atualizou estratégia de imunização
A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em 2025 foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Dentre as principais novidades, estão a inclusão da dose no calendário nacional para idosos (60 anos ou mais) a cada seis meses e três aplicações da Pfizer para crianças de 6 meses a 5 anos. Segundo a pasta, as orientações já foram enviadas para todos os estados.
O Ministério da Saúde também informou que gestantes devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação. A imunização de imunocomprometidos também será feita a a cada seis meses.
E cada um ano, os demais grupos: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.
Também serão ofertada a vacina da Zalika Farmacêutica, que começou a ser distribuída no Brasil pela primeira vez agora em dezembro. A dose demonstrou segurança e alta eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19.
Veja como fica o novo esquema vacinal contra Covid
- Crianças de 6 meses a 5 anos: três doses
- Gestantes: uma dose a cada gestação
- Idosos (60 anos ou mais): uma dose a cada seis meses
- Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses
- Outros grupos prioritários: uma dose a cada ano