Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar) e da e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) vão para garantir a mobilidade de todos.
Serão realizadas operações para os desfiles, com destaque para as intervenções na Avenida Bernardo Monteiro, a partir das 19h.
Haverá cortejos por toda a cidade, com destaque para os desfiles na Avenida Afonso Pena, Savassi, nos bairros Floresta e Santa Tereza.
Em todas as intervenções no trânsito, o acesso dos moradores será garantido. As vias serão liberadas assim que o último bloco terminar o desfile e o serviço de limpeza for concluído. As informações sobre os blocos, horários e locais de concentração podem ser conferidos no Portal Belo Horizonte.
As mudanças no trânsito são fundamentais para que os blocos desfilem sem interferências. É importante não deixar veículos parados nos trechos reservados para o Carnaval, que são sinalizados com proibições de estacionamento, com antecedência.
Além de comprometer o andamento dos blocos, o grande número de pessoas nas ruas pode resultar em impactos nos veículos estacionados.
Trânsito, folia e tecnologia
As intervenções no trânsito estão disponíveis nos aplicativos Waze e Google Maps, que traçam rotas alternativas para evitar os trechos bloqueados, margeando os locais da folia. A programação das interdições podem ser conferidas no Waze Events.
Confira também o perfil da BH Mobilidade no X – @BHMobilidade –, com informações e atualizações em tempo real sobre trânsito e transporte dos eventos e blocos durante o período oficial do Carnaval.
Catraca Livre
No domingo, os usuários de transporte público terão tarifa gratuita, iniciativa do programa Catraca Livre. Aqueles que curtem a folia até a madrugada podem contar com o programa Madrugão, que amplia o transporte público noturno com ônibus circulando entre 0h e 3h59.
O folião também pode fazer a recarga antecipada do Cartão BHBUS, sem sair de casa, no site da Transfácil.
Algumas linhas de ônibus terão os itinerários e pontos de embarque e desembarque modificados em função das interdições para os desfiles dos blocos. É importante que os passageiros façam o planejamento e verifiquem se a sua linha ou seu ponto passará por mudanças.