Clube celeste pode perder até 20 mandos de campo
A 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) adiou o julgamento dos incidentes que ocorreram no jogo entre Coritiba e Cruzeiro para a próxima segunda-feira (4), por um equívoco na denúncia feita pela Procuradoria do Tribunal. O processo estava marcado para a tarde desta segunda-feira (27).
Segundo Alcino Guedes, presidente da sessão, a inclusão do processo na pauta do dia foi um erro. Após a decisão preliminar do presidente do STJD, José Perdiz de Jesus, o processo deveria retornar à Procuradoria. No entanto, a denúncia só foi protocolada nesta manhã. Com isso, o Tribunal e o Supremo concordaram em transferir a sessão para a tarde da próxima segunda-feira, 4 de dezembro.
Se condenados, Coritiba e Cruzeiro podem perder até 20 mandos de campo. Atualmente, ambas as equipes já estão punidas com perda preventiva de mando até o fim do Campeonato Brasileiro. A punição foi determinada pelo presidente do STJD do Futebol, no dia 16 de novembro.
A decisão provisória vale até o julgamento do mérito do caso. Se forem punidas com mais de dois jogos como mandante, o restante da pena será cumprida no Campeonato Brasileiro de 2024 (Séries A ou B).
Isso porque tanto a Raposa, quanto o Coxa, terão apenas a última rodada da competição para pagar a pena, já que serão mandantes na 38ª, que será realizadas dois dias após o julgamento, como está previsto pelo STJD.
No caso, o Cruzeiro receberá o Palmeiras, no Mineirão, e o Coritiba jogará contra o Corinthians, no Couto Pereira. Ambos os jogos, e os demais da rodada, acontecerão às 21h30 da quarta-feira (6). Vale ressaltar que a punição não se aplica aos campeonatos estaduais.
Uma confusão no fim do jogo interrompeu a partida entre Coritiba e Cruzeiro, válida pela 34ª rodada do Brasileirão. Após o gol do time paranaense, marcado por Robson, torcedores do Cruzeiro que estavam no estádio da Vila Capanema invadiram o gramado e protagonizaram uma balbúrdia.
Os jogadores das duas equipes se dirigiram para os vestiários após a invasão, esperando a ação da polícia, porém a torcida do time paranaense também invadiu o gramado e uma briga generalizada aconteceu no centro do campo.
A polícia de choque foi acionada e os baderneiros foram retirados do gramado. Após 30 minutos de paralisação e garantia da PM, o árbitro Bráulio da Silva Machado decidiu continuar o restante da partida a partir do minuto 46 do segundo tempo, que terminou em 1 a 0 para os donos da casa.
#elosantaluzia #radio #punicao #futebol #stjd