Um homem de 27 anos foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta quinta-feira (15), no bairro Nova Suíça, região Oeste de Belo Horizonte, suspeito de chefiar uma organização criminosa especializada em golpes contra idosos. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandados judiciais que também resultaram na apreensão de diversos materiais na residência do investigado.
De acordo com as investigações, o suspeito utilizava uma estratégia de manipulação para enganar as vítimas. Ele entrava em contato com os idosos afirmando que havia um presente para ser entregue, mas alegava que a taxa de envio não havia sido paga pelo remetente. O homem insistia que o pagamento dessa taxa deveria ser feito exclusivamente por meio de cartão de crédito, recusando qualquer valor em espécie.

Ao passar o cartão das vítimas, o investigado captava os dados bancários e as senhas. Com essas informações, o grupo criminoso realizava empréstimos bancários e outras transações financeiras em nome dos idosos, gerando prejuízos vultosos. A PCMG teve acesso a imagens de câmeras de segurança que mostram o suspetio em ação.
Na casa do suspeito, os policiais civis apreenderam cartões de crédito, aparelhos eletrônicos e um videogame. Todo o material será periciado para auxiliar na identificação de outras possíveis vítimas e demais integrantes da organização criminosa.