A final do Campeonato Mineiro Feminino entre Cruzeiro e América será realizada na próxima quarta-feira (20), feriado nacional do Dia da Consciência Negra. A partida acontecerá às 15h30, no Mineirão. O Gigante da Pampulha venderá ingressos on-line para o Setor Vermelho Inferior para ambas as torcidas ao preço de R$ 40, a inteira, ou R$ 20, pela Ticketeira Mineirão.
Os clubes ainda não divulgaram se existirão outros setores do estádio com vendas abertas. A finalíssima terá transmissão pela TV Globo. Atual campeão, o Cruzeiro busca o tricampeonato, sendo o primeiro conquistado em 2019. Já as Spartanas, querem o tetra. A última conquista foi em 2018.
Como este ano a final será em um feriado, a expectativa é que o público supere o recorde de 2022. Cabulosas e Spartanas chegam invictas para a decisão. Enquanto o Cruzeiro empatou um duelo, justamente contra o América, na sexta rodada da primeira fase, o América soma três. Além do confronto contra a Raposa, o time alviverde ficou na igualdade com o Atlético, na quinta rodada, e com o Itabirito, na ida da semifinal.
Esta será a 13ª partida de futebol feminino que acontecerá no Mineirão. Seis pelo estadual (2020, 2021 e 2022), e seis partidas dos Jogos Olímpicos de 2016. O maior público aconteceu nas quartas de final dos jogos. 52.660 torcedores viram o Brasil bater a Austrália nas cobranças de pênaltis e avançar à semifinal.
Já em confrontos entre clubes, a final do Mineiro de 2022 entre Atlético e Cruzeiro, registrou o maior número de torcedores até aqui: 7.829 pessoas. O jogo também encerrou na cobrança das penalidades. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, as Vingadoras venceram por 4 a 1 as Cabulosas e ficaram com a Taça.