Offline
ELEIÇÕES ACIRRADAS EM SANTA LUZIA , A ECISÃO VAI FICAR PARA A PRORROGAÇÃO
Cidade
Publicado em 02/09/2024

A disputa pelo cargo de prefeito em Santa Luzia, na Grande BH, está acirrada. Entre os cinco candidatos na corrida eleitoral, dois brigam na ponta, com ligeira vantagem para Paulo Bigodinho (Avante). O vereador, oposição ao atual governo, soma 26,5% das intenções de votos. Na sequência aparece Wander do Delegado (PSD), com 20,8%. 

A diferença entre os concorrentes está próxima da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, conforme a segunda rodada da pesquisa feita pelo Instituto Sigdados. Os dados foram coletados em 27 e 28 de agosto. Foram entrevistados 600 eleitores do município.

A pesquisa também mostra a situação dos demais candidatos na disputa. Denilson Martins (PT) ocupa a terceira posição, com 7,8%. Fábia Lima (PL) tem 5% e Roseli Pimentel (PSB), 3,8%. Ninguém, brancos ou nulos somam 16%. Ao todo, 20% não sabem em quem votar ou não quiseram responder. 

Na primeira rodada da pesquisa, em 6 e 7 de maio, Paulo Bigodinho liderava a disputa em um placar ainda mais apertado 19,5% contra 14,7% de Wander do Delegado. 

Votos válidos em Santa Luzia

Em votos válidos, quando são eliminados os percentuais de brancos e nulos e os eleitores que não souberam ou não quiseram responder, Bigodinho alcança 41,4%, enquanto Wander do Delegado fica com 32,6%, seguido por Denilson Martins (12,2%), Fábia (7,8%) e Roseli Pimentel (6%). 

Pesquisa espontânea 

Na abordagem espontânea - quando o pesquisador não cita os nomes dos candidatos -, Bigodinho foi lembrado por 12%, enquanto Wander chega a 9,2%. Em seguida aparecem Denilson Martins (5,3%), Fábia (3,2%) e Roseli Pimentel (1%). Indecisos somam 50,3%. Brancos e nulos são 17,8%. 

O Sigdados também perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito. Os dados da rejeição foram: Roseli Pimentel, 29,2%; Wander do Delegado, 8,8%; Paulo Bigodinho, 6,7%; Denilson Martins, 6,2%; e Fábia, 2,3%. Não rejeitam nenhum candidato somam 20% dos entrevistados. Já os que rejeitam todos são 5,3%. Não souberam ou não quiseram responder chegam a  21,5%. 

Mais de 70% dos eleitores preferem renovação 

O Sigdados também perguntou a preferência do eleitorado para os próximos quatro anos, se renovação ou dando continuidade ao governo do atual prefeito Pastor Sérgio (PSD), do mesmo grupo do candidato Wander do Delegado (PSD). Ao todo, 73,3% optaram pela renovação, enquanto 17% desejam a sequência do grupo do atual chefe do Executivo. Não souberam ou não quiseram responder são 9,7%.  

Lula e Bolsonaro  

Embora a cidade tenha dois candidatos dos partidos do atual presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro, o que significaria uma polarização influenciada pelo cenário nacional, 31,5% do eleitorado luziense se diz ter mais identificação com o “Centro”, na escala da ideologia partidária. 

Entre as perguntas, o Sigdados apresentou uma escala onde “1” o eleitor se identificaria com a “extrema esquerda” e “10” se identificaria com a “extrema direita”. Nos extremos, 7,8% apontou a opção 1 e 18,8% apontou a opção 10.

Pesquisa 

A pesquisa contou com entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante a partir de 16 anos de Santa Luzia.

Foram entrevistados 600 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, registrada no TRE sob o nº MG-01509/2024, foi contratada pela Impactto Comunicação/Grupo Impactto e realizada pelo Instituto SigDados entre os dias 27 e 28 de agosto de 2024.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online