Offline
DATATEMPO DA EMPATE TÉCNICO EM SANTA LUZIA , QUEM MAIS CRESCEU NO CENÁRIO
Cidade
Publicado em 26/07/2024

A menos de três meses das eleições, a corrida pela Prefeitura de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, está polarizada entre os pré-candidatos Paulo Bigodinho (Avante) e Wander do Delegado (PSD). Os políticos – que cumprem mandato como vereadores do município – estão tecnicamente empatados na liderança da disputa, dividindo a preferência do eleitorado, ao contabilizar 25,7% e 23,8% das intenções de voto, respectivamente. Os dados são da pesquisa DATATEMPO. A margem de erro é de 3,09 pontos percentuais para mais ou para menos. 

De acordo com o levantamento estimulado (quando os nomes dos concorrentes são apresentados aos entrevistados), há um segundo pelotão formado por pré-candidatos embolados na margem de erro, com percentuais de intenção de voto pouco expressivos. O ex-vereador Denilson Martins (PT) ocupa, numericamente, a terceira colocação, com 7,7% da preferência do eleitorado. Em seguida, aparece a ex-prefeita Roseli Pimentel (PSB), que figura na quarta posição, com 6,4%. Na lanterna, surge a Professora Fábia Lima (PL), que pontua com 6%. 

A pesquisa também testou um segundo cenário estimulado, sem Denilson Martins. Nesse caso, Paulo Bigodinho e Wander do Delegado estão tecnicamente empatados, com 28% e 26,9%, respectivamente. Em seguida, aparecem Roseli Pimentel e Professora Fábia Lima, com o mesmo percentual (8,2%).

Paulo Bigodinho e Wander do Delegado também lideram a disputa no cenário espontâneo – quando os entrevistados não têm acesso aos nomes. Nesse recorte, o pré-candidato do Avante tem 8,5% das intenções de voto, enquanto o concorrente do PSD tem 7,8%.

Porém, a cientista política Carla Beatriz Raulino, analista de pesquisa DATATEMPO, ressalta que “a eleição municipal de Santa Luzia está indefinida”. Segundo o levantamento espontâneo, 65,8% dos eleitores não sabem ou não responderam em quem pretendem votar para prefeito, o que indica que o cenário para o pleito permanece em aberto. Santa Luzia não terá segundo turno, uma vez que a cidade tem menos de 200 mil eleitores.

Rejeição

A pesquisa DATATEMPO também revelou que a ex-prefeita de Santa Luzia Roseli Pimentel é a pré-candidata mais rejeitada entre os eleitores do município. De acordo com o levantamento, 44,4% dos entrevistados disseram que não votariam nela de jeito nenhum. O percentual de rejeição à ex-chefe do Executivo é 31,9 pontos maior do que o contabilizado em relação a Denilson Martins, que ocupa o segundo lugar no ranking, ao ser rechaçado por 12,5% dos eleitores. Líderes de intenções de voto, Wander do Delegado e Paulo Bigodinho têm, respectivamente, 8% e 5,5% de rejeição dos eleitores. Outros 4,7% descartam a possibilidade de votar em Professora Fábia Lima. 

Metodologia

A pesquisa DATATEMPO foi contratada pela Sempre Editora. Os dados foram coletados de 11 a 15 de julho de 2024. Foram realizadas mil entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 3,09 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Pesquisa registrada: TRE MG-05241/2024.

Matéria o tempo

Por Clarisse Souza
Publicado em 23 de julho de 2024 | 06:00

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online