Vereador tem 28% dos votos, mas é seguido de perto pelo também parlamentar Paulo Bigodinho
Uma das principais cidades da Grande BH, Santa Luzia elegeria o vereador Wander do Delegado (PSD) se as eleições para prefeito fossem hoje. É o que mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Ver. O candidato aparece em primeiro lugar na disputa, com 28% da preferência dos entrevistados.
Wander é seguido de perto pelo também parlamentar Paulo Bigodiho (Avante), que soma 22% das intenções de voto no cenário estimulado - quando a lista de candidatos é informada aos entrevistados. Considerando a margem de erro do levantamento, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, a disputa promete ser acirrada no município.
Ao todo, 600 moradores de Santa Luzia foram ouvidos durante a coleta de dados, de 12 a 14 de julho, segundo o Instituto Ver. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-06497/2024.
Além da disputa mais evidente entre os vereadores Wander do Delegado e Paulo Bigodiho, o Instituto Ver mostra as chances de outros três candidatos no páreo. Veja os números abaixo:
Wander do Delegado (PSD) 28%
Paulo Bigodinho (Avante) 22%
Denilson Martins (PT) 8%
Fabia Lima (PL) 4%
Roseli Pimentel (PSB) 2%
O total de eleitores que não sabe ou ainda está indeciso chega a 24% em Santa Luzia. Já brancos e nulos somam 12%.
Pesquisa mostra em quem os eleitores não votariam
Sob o comando do cientista político mineiro Malco Camargos, o Instituto Ver também verificou em quem os moradores de Santa Luzia não votariam "de jeito nenhum". A ex-prefeita Roseli Pimentel lidera o índice de rejeição, com 73%. Em 2018, ela renunciou ao cargo um dia antes de depor na Câmara Municipal, que havia iniciado processo de impeachment da então gestora após supostas irregularidades durante a campanha.
Primeiro colocado na disputa, Wander do Delegado não seria votado "de jeito nenhum" por 20% dos entrevistados. O segundo na disputa, Paulo Bigodinho, tem 38%.
Apoio de Lula e Zema em Santa Luzia
A possibilidade de apoio dos governos de Romeu Zema (Novo) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às candidaturas de prefeito em Santa Luzia também foi verificada.
Para 12% dos entrevistados, o apoio do chefe do Executivo mineiro "aumentaria muito" as chances de voto em algum dos concorrentes. O índice é praticamente o mesmo do presidente da República, 11%.
Já o possível apoio do atual deputado estadual Christiano Xavier - que foi prefeito de Santa Luzia, mas renunciou ao cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa - é de 37%.