Com investimentos de cerca de R$ 24 milhões, sendo R$ 18,2 milhões provenientes do Estado, Santa Luzia ganhará um terminal de ônibus para integração com a região Metropolitana. A licitação da obra e a execução dos serviços ficarão sob responsabilidade do município. A previsão é a de que as obras sejam concluídas em aproximadamente dois anos.
O equipamento deverá operar como sistema tronco-alimentador, com as plataformas troncais elevadas compatíveis com o sistema Move dos corredores das avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos. Além das instalações básicas, como as plataformas, salas de administração e sanitários, o local também vai contar com estacionamento para veículos leves, motos e bicicletário.
O terminal será construído em uma área de 17 mil metros quadrados na Avenida Raul Teixeira da Costa. Estima-se que até 20 mil passageiros serão beneficiados com a construção do equipamento, com a perspectiva de atendimento de até 1,5 mil pessoas, por hora, no período de maior demanda.
"O novo terminal vai reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, principalmente daquelas que usam Santa Luzia como meio de acesso a Belo Horizonte. A construção deste terminal vai proporcionar mais desenvolvimento econômico para as cidades do Vetor Norte e, consequentemente, mais qualidade de vida para os mineiros", explicou o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.
Dados da Seinfra apontam que a integração das linhas no terminal pode promover uma economia estimada de 35% na produção quilométrica diária (medida da circulação das viagens) e reduzirá em aproximadamente 27% a frota necessária para o transporte dos usuários.