A Prefeitura de Santa Luzia está trabalhando em diversas frentes para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunya e zika vírus. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da Grência de Fiscalização de Obras e Posturas está intensificando a fiscalização às denúncias referentes a lotes vagos ou habitados, com situações que possam favorecer o desenvolvimento do mosquito.
As denúncias são feitas pelo telefone (31) 99280-1962 (Fiscalização e Posturas). Somente neste ano já foram registradas 146 chamados. As visitas acontecem diariamente e são verificados lotes sujos, com muito mato, lixo, entulho, ou sem cercamento (o que favorece o descarte irregular de entulho). Detectando a procedência da denúncia, os fiscais notificam o proprietário para que no prazo determinado, geralmente 30 dias, faça a limpeza e se for o caso o cercamento da área.
Esse procedimento ocorre mesmo que haja uma edificação no imóvel. Em caso de descumprimento da notificação, o próximo passo será a aplicação de multa que pode chegar a R$ 1.600,00. Dos lotes vagos do município, cerca de 80% já foram visitados e, eventualmente, notificados. Para os já notificados, a multa é gerada automaticamente, sem notificação prévia, e enviada para o proprietário pelos Correios.
É importante que a população se conscientize que é fundamental no combate a essas doenças. Uma vistoria diária no quintal para eliminar locais que acumulam água e servem de criadouros do Aedes aegypti. Um pequeno ato que pode evitar novos casos da doença. Manter os terrenos sempre limpos é muito importante e pode salvar vidas.
Ajude Santa Luzia a combater a dengue! Os contatos para denúncias são: (31) 99280-1962 (Fiscalização e Posturas)ou Alô Dengue (WhatsApp) 99187-1985 (Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses). Faça sua parte!