Programação vai até 16h30 deste sábado e continua no próximo, dia 9
Quem não conhece o Museu de História Natural e Jardim Botânico de Belo Horizonte e o tradicional Presépio do Pipiripau,que ficam na região Leste de Belo Horizonte, tem uma ótima oportunidade neste sábado (2) e no próximo (9). Grupos musicais irão alegrar os visitantes com apresentações de corais, com músicas natalinas.
E foi pensando nisso que Ciça Oliveira, 61 anos, moradora do bairro Castelo, região Oeste da capital, decidiu aproveitar o sábado para visitar o local pela primeira vez.
"Não conhecia o museu, sempre tive este desejo. E o presépio sempre me causou um fascínio enorme: lia muito sobre ele, via reportagens e pensava em vir conhecer. Com a cantata, pensei que seria uma grande oportunidade: conhecer o presépio e assistiro coral. Sou apaixonada por música e este período de fim de ano a gente fica mais sensível.
Nascida em Dores do Indaiá, ela conta que sempre procura aproveitar os eventos que são realizados na cidade.
"Curti muito, Vai ser a primeira vez de muitas!", disse.
E, assim como Ceçi, várias pessoas toparam o programa.
O evento começou às 10h30, na varanda do presépio, e terá sessões nos intervalos das apresentações dos corais. A última apresentação começa às 16h. Neste sábado, a programação terá o Educantantes, formado por educadores do Museu, seguido do Coral Cariúnas, conjunto juvenil vinculado a um programa de atenção a crianças e adolescentes.
À tarde, será a vez do Ases da Liberdade, união dos corais Ases (do Serpro) e Vozes da Liberdade (do Ministério Público Federal de Minas Gerais). O Coral Vozes da Saúde, da Faculdade de Medicina, vai encerrar a programação do dia.
No próximo sábado (9), a abertura ficará novamente por conta do Educantantes. Em seguida, vai se apresentar o Coral Cantáridas, do ICB, e, à tarde, o Campus em Canto, da UFMG. Para encerrar a programação, o Coral dos Desafinados oferecerá uma performance repleta de surpresa, humor e lirismo.
O Presépio do Pipiripau, criado ao longo de décadas no século XX pelo artesão Raimundo Machado, sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas em 45 cenas que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.
A entrada no Museu, a visita ao presépio e a programação do Coral no Pipiripau são gratuitas, sem necessidade de retirada de ingressos.
O Museu de História Natural e Jardim Botânico fica na Rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês.